26/05/11

Conversas no Pavilhão do Conhecimento


28 MAIO | Novos casais

Há diferentes rotas para o encontro amoroso? E quando o corpo é apenas uma imagem, uma ideia, uma descrição? Que desafios encontram os casais que não partilham narrativas comuns, experiências de vida semelhantes, e que por vezes falam em línguas diferentes?

Paixões virtuais, amores verdadeiros? com Nuno Nodin (psicólogo, Instituto Piaget - Almada)

Casais biculturais com Wolfgang Lind (psicólogo clínico, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa)

Não perca mais uma conversa, no Pavilhão do Conhecimento, dia 28 de Maio (Sábado), às 16h30. A entrada é livre.

25/05/11

Conferência Internacional de Jovens

Promovida pela APF em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e Instituto Português da Juventude (IPJ), realiza- se no próximo dia 27 de Maio nas instalações do IPJ (junto ao Parque das Nações, em Lisboa), a Conferência Internacional Jovens, Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva.

Este evento integra-se no projecto SAFE II – Sexual Awareness for Europe II – um projecto participado por 14 países e APFs da Europa, apoiado pela OMS e Comissão Europeia e que se centra nos Direitos e na Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens, abraçando nomeadamente questões como a Educação Sexual nas Escolas, os serviços de saúde para jovens e o trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para qualquer informação e esclarecimento adicional, contactar Sara Duarte, pelo telefone 21 3853993 ou e-mail saraduarte@apf.pt

Mais informações: APF


View more documents from LugaraoAfecto.

24/05/11

De uma viagem...


"Um barco parece ser um objecto cujo fim é navegar;
mas o seu fim não é navegar,
senão chegar a um porto.”

Bernardo Soares

Embarcámos. Numa viagem que prometia tempestades. Com algum receio e muitas dúvidas, entrámos no barco. Afinal o mar não estava tão agitado como parecia. Eis que, de repente, sem prever, uma vaga chega. E mais uma. Agarramo-nos à certeza que as ondas, por mais altas e duras que sejam, não nos derrubam. Aos poucos vamos chegando. Mas... "Chegamos? Não chegamos?" Depois de embarcar não podemos voltar atrás. "Partimos. Vamos. Somos" (Sebastião da Gama).
Este foi só o início da viagem...

Projectos e o início de um caminho...


O desafio era ambicioso... Em três semanas desenhar um projecto de Educação Sexual. Em grupo. Gerir horários, diferenças de personalidade, opiniões distintas, cansaço... Não foi fácil. Mas como se costuma dizer, "a vontade tudo facilita". Assim aconteceu. Do difícil nasceram ideias, sugestões, actividades, dinâmicas de grupo, arte. Arte de criar. De fazer mais e melhor. Vontade de ir mais além. De ser diferente.
Parabéns a todos pelo trabalho, pelo espírito, pela forma determinada e apaixonada com que criaram e apresentaram os vossos projectos!

Sessão 4 | 23 de Maio


Na última sessão da Acção de Formação "Educação Sexual em Meio Escolar", na Escola EB 2,3 João Gonçalves Zarco, tivemos como convidado o Dr. Sérgio Luís, técnico da Abraço, a quem queremos agradecer a disponibilidade e simpatia com que colaborou connosco neste projecto. Com uma postura informal, fruto da sua larga experiência no trabalho com escolas, o Dr. Sérgio cativou todos com a forma como partilhou a sua experiência em sessões de educação para a sexualidade, quer com pais, quer com alunos.

20/05/11

Pais contra Educação Sexual


Se temos vindo a defender a Educação Sexual na Escola, quer neste espaço quer durante as acções de formação, também há quem a censure, como é o caso de um grupo de pais, organizado numa Plataforma Resistência Nacional.

Entre outras coisas, este grupo de pais defende que:

* Os nossos filhos não serão cobaias de experiências demenciais.

* Os nossos professores serão respeitados, dignificados e reconhecidos.

* O nacional-sexualismo deixe de existir, pois nenhum parlamento imporá uma doutrina sexual oficial, a única e de Estado.

* Os pais displicentes com os seus filhos serão ajudados pela Segurança Social e não serão pretexto para a expropriação de todos os filhos dos pais esforçados.

* Os deputados não se arvorem em doutrinadores-educadores das crianças alheias.

19/05/11

Um blog para viajar no tempo...


O blog "Amor e Sexualidade na Década de 50, em Portugal" acompanha um estudo de carácter jornalístico, realizado por Isabel Freire, sobre as representações do amor e da sexualidade, nos anos 50, no nosso país. Trata-se de uma investigação que foi publicada em livro (destinado ao público em geral), pela Editora Esfera dos Livros (citado no post anterior).

Neste espaço muito interessante podemos encontrar:

-Citações, notas, apontamentos sobre a época, na perspectiva analisada;

-Excertos de testemunhos de especialistas;

-Apontamentos biográficos de pessoas que na década em causa viveram a sua adolescência, início da idade adulta.

Um livro a descobrir!


Num livro delicioso, Isabel Freire conta-nos as histórias secretas de 12 homens e mulheres que hoje têm entre 70 e 90 anos...

No meu tempo a noiva era uma coisa séria. Iam emocionadas. (…) Os pais choravam, e a noiva chorava também! (…) Não se sabia se iam para bem, se iam para mal. (…) Elas tinham de aguentar tudo porque o casamento era para a vida. Esperança, 90 anos

A mulher deveria ser perfeita. Uma dona de casa exemplar, sempre atenta ao marido e aos filhos, esmerada nas artes da cozinha e do bordado, com comportamento aprumado e decente. Nos anos 50, e sobre o olhar atento, conservador e católico de António de Oliveira Salazar, timoneiro de um Estado Novo repressor, o amor e o sexo eram temas tabus, a que se devia dar pouca importância. Prevalecia a moral e os bons costumes. Um mundo recheado de valores puritanos, de vexame, opressão, tirania e recalcamento, para todos os gostos e para ambos os sexos, mas sobretudo para o feminino. Durante esta década, os direitos das mulheres portuguesas foram abafados, circunscritos, diminuídos. Forçadas à submissão de género, à dependência económica e afectiva, bem como ao apagamento sexual.

Isabel Freire conta-nos como se namorava nos anos 50, do flirt ao beijo na boca, explica-nos que a «mão na mão» dava direito a uma multa no valor de 2$50, já a «mão naquilo» valia 15$ de coima, fala-nos da vida boémia dos bordéis de Lisboa, do carácter vicioso do sexo «bucal», das contraceptivas lavagens vaginais, dos partos em casa e dos abortos clandestinos, das expectativas e ansiedade dos noivos na noite de núpcias, das famílias felizes e da peste que era o divórcio.

Como viveram na intimidade os homens e as mulheres que são hoje pais, avós e bisavós de gerações com princípios tão distintos? Brincava-se muito com esta máxima: «Mão na mão. Mão na coisa. Coisa na mão. Coisa na coisa é que não.» Estávamos nos anos 50 e o grande interdito era realmente o corpo.

Para saber mais: Esfera dos Livros

18/05/11

Eu espero...


Uma extraordinária metáfora da vida dada por um fio que corre, passando de página para página (desde a folha de rosto até à página final preenchida com o fio apanhado em meada), e que arrasta acontecimentos marcantes que constroem um ser na sua plena dimensão humana. Vida feita de alegrias e tristezas, mas com a espera sempre como elemento recorrente. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela, de onde sai a imagem de uma criança com olhar expectante; a partir daqui os vários momentos representados articulam-se de forma solidária e mostram ao leitor que há sempre um amanhã e que vale a pena acreditar no futuro. O modo sóbrio como se representam as personagens e a profundidade da expressão do traço do ilustrador, reforçados pela omnipresença do fio vermelho da vida, tornam este livro um objecto de arte de grandíssima qualidade.


O livro "Eu espero…", de Davide Cali e Serge Bloch, através de pequenas metáforas faz-nos pensar sobre os grandes acontecimentos da vida. Uma sugestão para trabalhar este livro é, usando-o como modelo, pedir aos alunos para darem a conhecer as suas expectativas de vida. Aqui ficam  mais algumas sugestões de actividades, que podem ser adaptadas a cada ciclo.

View more documents from LugaraoAfecto.

17/05/11

Uma história simples...



...para explicar uma coisa aparentemente complicada!

Dia Internacional contra a Homofobia


"No dia Internacional da Luta contra a Homofobia e Transfobia, comemorado esta segunda-feira, Cavaco Silva revela a sua decisão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Declaração acontece às 20h15, no Palácio de Belém.

Depois da visita do Papa Bento XVI a Portugal, o Presidente da República vai comunicar ao país a decisão mais esperada pela comunidade homossexual. Embora o prazo para promulgar ou vetar a lei termine amanhã, o veredicto vai ser lançado hoje, segunda-feira. Um dia histórico que coincide já com a data em que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde decidiu retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais (17 de Maio de 1990)."

Para ler a notícia completa: JN

"A" conversa...

De uma forma divertida e bem-humorada, uma mãe partilha com o público as angústias e dificuldades em ter a "tal" conversa com a filha de 8 anos...


Para ver o vídeo online: TED

Uma perspectiva diferente


Na Sessão 3 da Acção de Formação em Educação Sexual em Meio Escolar tivemos mais um convidado, desta vez o Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada, como representante de uma religião, neste caso a Católica, a quem queremos agradecer a disponibilidade para nos trazer uma perspectiva diferente e provocatória relativamente à Educação Sexual na escola.

Jogo das Aparências


O que é? Um grupo a brincar?...
Nem tudo o que parece é...

Cada pessoa escreve num papelinho 3 características pessoais, de maneira que, a partir dessas características, não possa ser identificada pelos outros.
A seguir, dobram o papel e colocam-no dentro do balão.
Cada pessoa enche o seu balão e quando estiverem cheios, devem ser todos jogados para cima, ao mesmo tempo e ao som de música animada.
Quando a música parar, cada um pega o balão que estiver à sua frente e estoura-o.
Finalmente, cada um lê o papel que encontrou dentro do balão e tenta identificar a pessoa que tem as características descritas.

Algumas possíveis questões para a reflexão:

• Como adquirimos os estereótipos?
• Por que é que muitas vezes as aparências enganam?
• Os estereótipos influenciam o comportamento e os sentimentos das pessoas? De que maneira?
• Tudo o que parece ser é? E o que é parece ser?

Sessão 3 | 14 de Maio


09/05/11

Visita | "Sexo... e então?!"

No segundo dia de formação, o grupo participou numa visita organizada à exposição "Sexo...e então?!", patente no Pavilhão do Conhecimento. Um momento divertido e diferente de aprendizagem em contexto.








Ideias estendidas

De um problema aparentemente complicado, surgiram respostas, mais algumas dúvidas, ideias criativas e potenciais actividades a desenvolver no próximo ano lectivo, no âmbito dos Projectos de Educação Sexual. "Como envolver a família nas actividades de Educação Sexual?" foi o mote para a construção de um "estendal de ideias". Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!









Desenhar Sentimentos...

Dizer o que sentimos nem sempre é fácil... E desenhar?...
Aqui ficam alguns exemplos da resposta ao desafio.

Aborrecida

Alegre

Envergonhada

Sessão 2 | 7 de Maio

 

06/05/11

Tertúlia sobre "Amor e Sexo" | 21 de Maio

Amor, Paula Rego

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, promove no próximo dia 21 de Maio (Sábado) uma "Tertúlia para noites de insónia", cujo tema é "Amor e Sexo", com dois convidados muito especiais... Não percam esta forma diferente de falar e pensar a sexualidade...

TERTÚLIA PARA NOITES DE INSÓNIA - "Amor e Sexo"
21 de Maio, das 17h30 às 19h00
Local: Salas de Exposição

Partindo das obras de arte como lugar privilegiado de matrizes discursivas, propõe-se ao longo de três sessões criar ou reinventar ligações com as obras de arte, diálogos entre temas mediados pelo imaginário literário das narrativas universais.

Em colaboração com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa.

Convidados: Inês de Ornelas e Rodolfo Castro.

Para maiores de 15 anos.

05/05/11

Estudo | A Saúde dos Adolescentes Portugueses

O Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) é um estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde que pretende estudar os estilos de vida e comportamentos dos adolescentes nos vários contextos das suas vidas. Integra 44 países, incluindo Portugal, que aderiu em 1996 e é membro associado desde 1998. O primeiro estudo no País decorreu em 1998, seguindo-se os de 2002, 2006 e 2010.

A equipa Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana, em parceria com o Alto Comissariado da Saúde, o Centro da Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, realizou no dia 14 de Abril de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian, a sessão pública de apresentação dos resultados finais dos estudos “Health Behaviour in School-aged Children 2010″ e “Saúde Sexual Reprodutiva em Estudantes Universitários Portugueses”. Aqui fica, disponível para consulta e download o primeiro, que diz respeito aos comportamentos dos adolescentes.

 
View more documents from LugaraoAfecto

Visita | Pavilhão do Conhecimento

A sessão da tarde do segundo dia de formação será realizada no Pavilhão do Conhecimento, em visita à exposição "Sexo... e então?!", concebida pelo centro de ciência Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris, com o apoio de especialistas em educação sexual para a infância e adolescência.
O objectivo desta actividade é desenvolver um sentido crítico relativamente à exposição, pensando novas formas de preparar uma possível visita com alunos. O Pavilhão tem à disposição dos professores um guião com orientações e sugestões para a preparação de visitas, que aqui deixamos.

 
View more documents from LugaraoAfecto

04/05/11

Um Programa para o 1.º Ciclo


Programa de Educação Sexual em Meio Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Perlimpimpim… o Zé e a Maria nasceram assim…

É uma mais-valia que as questões biológicas, afectivas, psicológicas e sociais, sejam tratadas no processo de desenvolvimento como um conjunto. Este pequeno manual serve para ajudar todos os agentes educativos, pais, professores, família, amigos…

Era uma vez dois bonecos de trapo que viviam num reino muito distante do planeta Terra: "O Reino dos Bonequitos de Trapo". Um dia resolveram fazer as malas para vir conhecer os humanos e o planeta Terra. Na mala traziam uma mensagem muito importante: "De trapos somos feitos, mas temos muito para ensinar e aprender… somos sábios e aprendizes, mas o que gostamos é de aprender a brincar."

O Zé e a Maria são os dois rostos que deram o nome a este Programa, que foi aplicado em nove Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste trabalho aproximadamente 200 crianças e respectivos pais e/ou encarregados de educação, sempre em colaboração com pessoal docente e não docente. 

Para conhecer mais materiais: Casa da Leitura.

03/05/11

Uma sessão diferente

Na sessão da tarde do primeiro dia de formação, tivemos como convidada a Enf.ª Mary Anne Stilwell, do Movimento de Defesa da Vida, a quem queremos agradecer a simpatia e disponibilidade para colaborar nesta acção de formação. Com uma larga experiência na área da saúde sexual e reprodutiva, bem como na formação de educação sexual e planeamento familiar, a Enf.ª Mary Anne trouxe-nos, sobretudo, uma perspectiva holística e positiva da sexualidade, através de uma linguagem clara e divertida, que prendeu a atenção e o interesse de todos.



Brainstorming

O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, colocando-a a serviço de objectivos pré-determinados.
Neste caso, o objectivo era encontrar uma definição para "sexualidade" e pensar o que é que a influencia.
O resultado inicial foi este... Seguiu-se trabalho de grupo e uma interessante e entusiasta discussão.

Sessão 1 | 30 de Abril