08/04/11

Sexualidade na Deficiência


"Eu cá sei, eu cá sei! Fazem-se bebés quando o homem põe a pilinha no pipi da mulher e depois sai uma coisa e os bebés ficam feitos. É assim, não é?" As vozes sobrepõem-se na aula de educação sexual. Há guinchos e gargalhadas e batidas na mesa. Os temas debatidos provocam excitação. "Eu vou casar com o vocalista dos Green Day. Vou comprar o vestido de noiva, casamos e depois vamos para a cama!"

A Cooperativa de S. Pedro, em Barcarena, é uma instituição que acolhe deficientes mentais e onde a sexualidade não é um tabu. Ou, pelo menos, há um esforço nesse sentido. As aulas de educação sexual são apenas um dos sinais de que o assunto não é silenciado. "Eu quero fazer sexo. E até já fiz montes de vezes com imensos homens!", exclama uma das alunas, provocando as gargalhadas dos outros. "Vá, calma, vamos lá quem é que sabe o que é uma relação sexual?", interrompe uma terapeuta, sorrindo com a exaltação que a temática provoca sempre.

Repressão ou provocação

Ivone Félix, directora pedagógica da instituição, começou a trabalhar com deficientes mentais há 20 anos. De então até hoje reconhece que houve mudanças nas mentalidades mas admite também que há ainda um longo caminho a percorrer "Ainda há muito mal-estar, mesmo por parte dos técnicos que trabalham todos os dias com os deficientes. Às vezes vêm ter comigo muito perturbados: 'Ai fulano está ali a masturbar-se, que horror!' Mas que horror porquê?" A terapeuta insiste que é essencial ensiná-los a explorar o corpo em privado mas também sabe que nem todos têm a capacidade para aprender: "E nesses casos, a questão é simples: a quem é que aquilo está a incomodar? É a quem vê, não é? Então talvez o deficiente possa continuar o que está a fazer, e quem estiver incomodado que abandone a sala."

Ivone sabe que nem todos pensam como ela, mesmo na instituição que dirige. Porém, quer acreditar que já não ocorrerão ali situações como aquelas a que assistiu, há vários anos "Já vi de tudo. Desde funcionárias que batiam nos deficientes que estavam em práticas masturbatórias, às que lhes chamavam porcos, 'tira daí a mão, que grande porcaria', até à situação contrária, técnicas que os estimulavam com revistas pornográficas, para satisfazerem as suas tendências voyeuristas."

É que, se a sexualidade dos deficientes mentais é um problema para muitos técnicos, não será errado dizer que ela também se transforma, demasiadas vezes, numa verdadeira obsessão de todos os que lidam diariamente com os utentes internados. "Se há quem os considere assexuados, há quem pense o oposto, que eles só pensam nisso, de uma forma quase animalesca. As duas opiniões estão erradas porque, no que diz respeito à sexualidade, eles são exactamente como todas as outras pessoas", esclarece a psicóloga Ana Allen Gomes.

Ler texto completo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário