Pergunta-se muitas vezes qual é, ou deve ser, o papel da escola na Educação Sexual. As opiniões e perspectivas são muitas e díspares. Mas não fará sentido esta?...
"Vivemos num meio socio-cultural com um discurso, um arremedo da experiência sexual humana. Se a educação geral faculta ao aluno conhecimentos para compreender as experiências, porque não deverá a escola facultar espaços de elaboração (atitudes e conhecimentos) para poder compreender a experiência sexual humana? A escola deve tornar-se uma referência, face aos disparates difundidos pelos meios de comunicação. A mensagem poderia ser esta: «Na rua ouvirás as coisas mais disparatadas, na escola trataremos da questão com coerência». Para esta tarefa estamos convencidos de que, mais do que especialistas, o que é necessário é bom senso, o que implica um abanão no profissionalismo dos professores. Entendemos o papel dos especialistas, mais como apoio, formação do professorado e intervenção especializada, que como responsáveis directos pela educação sexual na escola."
"Vivemos num meio socio-cultural com um discurso, um arremedo da experiência sexual humana. Se a educação geral faculta ao aluno conhecimentos para compreender as experiências, porque não deverá a escola facultar espaços de elaboração (atitudes e conhecimentos) para poder compreender a experiência sexual humana? A escola deve tornar-se uma referência, face aos disparates difundidos pelos meios de comunicação. A mensagem poderia ser esta: «Na rua ouvirás as coisas mais disparatadas, na escola trataremos da questão com coerência». Para esta tarefa estamos convencidos de que, mais do que especialistas, o que é necessário é bom senso, o que implica um abanão no profissionalismo dos professores. Entendemos o papel dos especialistas, mais como apoio, formação do professorado e intervenção especializada, que como responsáveis directos pela educação sexual na escola."
Javier Gomez Zapiain, in "Sexualidade e Planeamento Familiar"
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