04/03/11

Do medo construir escadas


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexualidade é “(...) uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.” A mesma organização tem referido a necessidade urgente de formação nesta área.

Recentemente, a Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto, que "Estabelece o regime de aplicação da Educação Sexual em meio escolar”, veio tornar obrigatória a abordagem da Educação Sexual em contexto de sala de aula, pela necessidade de uma abordagem do tema de uma forma explícita, intencional e pedagogicamente estruturada.

Compreensivelmente, os professores nem sempre se sentem preparados para apoiar de forma competente e adequada os alunos no que diz respeito à Educação Sexual. Urge, então, encontrar-se espaço na dinâmica escolar para que os mesmos tenham um contacto mais próximo com estas questões de modo a sentirem-se mais seguros relativamente à temática da sexualidade. É, por isso, de primordial importância que aprofundem os seus conhecimentos e desenvolvam as suas competências nesta área, quer no domínio teórico, quer no domínio prático. 

Foi com esse objectivo que surgiu este espaço, para servir como suporte às acções de formação de professores desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual, bem como para fomentar a partilha de experiências e de reflexões no que à mesma diz respeito.

E mesmo no meio de tanta angústia que este tema naturalmente provoca, há sempre uma certeza...

De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar....
Portanto, devemos
Fazer da interrupção um caminho novo ...
da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...

Fernando Sabino, in O Encontro Marcado

Sejam bem-vindos!

Sem comentários:

Enviar um comentário